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Estudo indica Brasil como maior mercado de publicidade digital na América Latina

Segundo pesquisa do eMarketer ‘Latin American Ad Spending 2019’, o crescimento previsto no investimento em publicidade digital na região latino americana neste ano alcançará um valor de US$ 9,17 bilhões (R$ 35,7 bilhões). O destaque entre os países será o Brasil que, impulsionado pelos anúncios mobile, registrará mais de metade (53,7%) dos gastos na região.

Apesar dessa evolução, a publicidade na América Latina ainda é inferior à média mundial, visto que cada vez mais as pessoas se conectam por dispositivos móveis, levando as marcas  recorrer a estratégias digitais, com o objetivo de conhecer melhor seus potenciais consumidores. A inversão para investimentos em estrutura digital se dá devido à melhora no acesso à internet móvel, com planos de telefonia mais baratos e o aumento expressivo de vendas de smartphones. Todos esses fatores levam ao crescimento da publicidade mobile na região, cujos gastos devem representar 62,7% dos investimentos digitais.

“O crescimento de investimento em publicidade para mobile no Brasil confirma uma tendência já observada nos últimos anos. Com verbas menores após crises e investimentos mais conservadores, as empresas começaram a cobrar uma visão mais detalhada de resultados em investimentos de publicidade, além de pulverizar o orçamento em diversos meios. Investir em digital se tornou, então, a principal forma de ter visibilidade sobre resultados e métricas que muitas vezes são utilizadas para defender os gastos”, afirma Lucas Patrício, CEO da GMD

Os números no campo mobile também deixam o Brasil em uma posição privilegiada. O país é responsável por mais da metade (50,7%) dos gastos regionais, seguido do México (17,7%) e da Argentina (4,2%). Segundo o eMarketer, a tendência é que quase um terço dos gastos com mídia sejam convertidos em investimentos para plataformas digitais.

“Apesar da crise econômica impactar e muito em vários países, o digital segue crescendo. Isso acontece porque o custo para atingir os consumidores de plataformas digitais ainda é mais barato em relação à mídia tradicional. Assim, os investimentos que antes eram destinados aos anúncios de televisão, passaram para os canais digitais e, principalmente, para mobile”, explica Juan Carlos Göldy, CEO e Cofundador da Logan, uma das fontes dessa pesquisa.

Fonte: Canaltech

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